sábado, 7 de abril de 2012

A páscoa não é uma instituição bíblica para nós cristãos.

        Por bíblico entenda de forma simplista aquilo que vem dá bíblia. Por instituição entenda aquilo que foi instituído, convencionado ou ,de forma simples, ordenado. Por instituição bíblica queremos dizer aquilo que Deus convenciona ou ordena através de sua palavra, a bíblia. Sabemos muito bem pelo relato do livro do êxodo que O Senhor instituiu a páscoa para o povo judeu para comemorar a saída deste povo do Egito (êxodo 12 e 13). Porém para nós cristãos, que não somos judeus, Deus não institui esta festa. Em nenhum lugar da bíblia Deus nós manda comemorar a páscoa.

       O apóstolo Paulo escreveu sobre a páscoa para os cristãos, sendo alguns deles judeus e outros não. Revestido essa festa de um novo significado, dando a está cerimônia uma ideia cristocêntrica, mas jamais ordenou  que os crentes celebrassem esse ritual.  Pois é a um ritual que Paulo no final das contas reduz essa celebração.


“Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.” (1 Coríntios 5:6-8)

         No texto acima veja que Paulo usa a festa da páscoa como uma ilustração. Para argumentar que o cristão não deve mais viver uma vida de prostituição e não permitir a prostituição no meio da igreja. Leia o contexto de onde esse fragmento foi extraído.

       O novo testamento é claro a páscoa não é uma instituição bíblica valida para o cristão ela deve ser vista de forma figura através do prisma do sacrifício de cristo.

Leia como o apostolo João em seu evangélico identifica a páscoa como sendo uma festa dos judeus.


...E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima. (João 6:4)

...E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. (João 2:13)

...E estava próxima a páscoa dos judeus, e muitos daquela região subiram a Jerusalém antes da páscoa para se purificarem. (João 11:55)


        Alguns comentaristas extremisam e dizem que a pascoa foi substituída pela santa ceia. Não chegamos a esse extremo. Mas é evidente que a pascoa não é uma instituição bíblica válida nos dias de hoje. Porem Jesus instituiu a santa ceia e essa celebração sim deve ser observada pela igreja. Infelizmente muitos cristãos em sua ignorância dão valor a uma celebração já não mais valida, a pascoa, e não dão valor a santa ceia do, festa que próprio Jesus instituiu.

 ...E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.Lucas 22:19

....E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. (1 Coríntios 11:24)

       A Páscoa para o cristão não é uma instituição, mas uma representação figurada da morte e ressurreição do senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário